Seca deve comprometer produção de carne bovina em 2012

09/01/2012

A estiagem que atinge a Região Sul do País já influencia nos custos de produção da pecuária paranaense. Segundo informações do presidente da Associação Nacional dos Produtores de Bovino de Corte (ANPBC), José Antônio Fontes, a seca, além de encarecer os insumos agropecuários retardou a estação de monta dos animais atrasando, assim, o período de engorda.

Segundo ele, com a estiagem, os pastos perdem a qualidade nutricional, obrigando o produtor a adicionar mais suplementos na alimentação dos animais. ''Sal mineral e principalmente o milho são itens que vêm pesando no bolso do produtor'', destaca Fontes. Além disso, ele complementa que o valor da arroba do boi está aquém do que os pecuaristas esperam, o que muitas vezes tem gerado prejuízos.

Embora o cenário atual da pecuária paranaense seja preocupante, os índices de mercado mostram que o setor vem se recuperando nos últimos anos, principalmente depois da crise que o setor passou em 2008. Nessa época, muitos produtores foram obrigados a abater fêmeas para suprir as necessidades do mercado. Fábio Mezzadri, veterinário da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), afirma que o número de abate de matrizes vem diminuindo, ''prova de que o setor está se reestruturando'', avalia.

Ricardo Maia


Fonte: Folha Web
 
Visualizar outras Notícias



(45) 3039-2964
Rua Paraná nº 2361, Sala 306, 3° andar | Centro - Cascavel/PR.